quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Produção Textual: A importância da Teoria Piagetiana para a educação. Apontando elementos constitutivos de tal teoria que possam vir a melhorar o processo de ensino aprendizagem. E o meu ponto de vista como psicopedagoga na importância da teoria de Piaget para o desenvolvimento do meu trabalho.


A teoria Piagetiana tem uma influência muito grande na educação, pois Piaget considera diferencial entre os seres humanos a sua capacidade de se distinguir de outros animais, pois o homem tem sua capacidade de pensamento simbólico e abstrato, sendo capaz de adquirir o conhecimento através da interação e socialização, com isso se adaptando ao desenvolvimento cognitivo, e valorizando o pensamento à medida que vai aumentando a sua maturação e organizando seus padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos, tornando os sujeitos ativos, buscando a aprendizagem por descoberta e prontidão, respeitando as diferenças individuais, numa abordagem construtivista, para facilitar a aprendizagem considerando os conhecimentos e o seu nível de pensamento.
Como psicopedagoga considero a teoria de Piaget importantíssima para o desenvolvimento do meu trabalho, pois é uma teoria que parte do princípio da descoberta e de uma abordagem construtivista/ interacionista, facilitando e direcionando o processo de ensino aprendizagem, levando-nos a encarar as crianças como sujeitos ativos, vivendo em permanentes evoluções, obedecendo os fatores de desenvolvimento, onde a hereditariedade, a experiência, a socialização e o equilíbrio são os caminhos que devemos seguir para que as mesmas possam assimilar e respeitar os estágios de desenvolvimento. Quero sempre estar pensando assim para que possa respeitar o ser humano como um indivíduo em constantes mudanças e evolução, respeitando as fases do desenvolvimento das crianças e o processo de transformação, onde eles vão interagindo com o meio em que vivem e participam ( família, amigos, escola,...)

Nenhum comentário: