terça-feira, 10 de fevereiro de 2009


Cem anos da morte de Euclides da Cunha
Volume atualizado de seus livros e exposições marcarão o centenário da morte de Euclides da Cunha, assassinado em nome da honra pelo tenente Dilermando de Assis.
Centenário de morte de Euclides da Cunha promete ser um evento literário muito bem comemorado. O autor de clássicos como 'Os Sertões' foi morto em 15 de agosto de 1909 pelo tenente Dilermando de Assis. Cunha, além de escritor era engenheiro, sociólogo, historiador e repórter de o Estadão [jornal O Estado de São Paulo]. Em nome de sua honra ele entrou na casa do militar, Dilermando, disposto a matar ou morrer, uma vez que sua mulher Ana de Assis o abandonara pelo tenente, que alvejou Euclides da Cunha primeiro.
Sem dúvida o literato será o principal homenageado de 2009 pela Academia Brasileira de Letras, segundo informou seu presidente Cícero Sandroni, que aproveitou para dizer" A ABL dedicará grande parte de sua programação de 2009 à escrita de Euclides da Cunha'. Ciclos de palestras, visitas guiadas, novas edições tudo para exaltar um dos maiores escritores do País, cuja principal obra "Os Sertões", é um marco na literatura do Brasil. Não menos importante é também sua outra obra 'À Margem da História' publicado meses depois do assassinato do escritor. Nessa obra inclui os melhores textos que já foram escritos sobre o País e a Amazônia. O escritor nasceu em 1866 e morreu em 1909.
Perfil
Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu em Cantagalo, RJ, dia 20 de janeiro de 1866. Eescritor, professor, sociólogo, repórter jornalístico e engenheiro, tendo se tornado famoso internacionalmente por sua obra-prima, “Os Sertões”, que retrata a Guerra dos Canudos. 1874 – Inicia os estudos no Instituto Colegial Fidelense. 1877 – Estuda no Colégio Bahia, em Salvador (BA), durante um breve período em que morou naquela cidade, na casa de sua avó paterna. Em 1879, Muda-se para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), e estuda no Colégio Anglo-Americano.

Nenhum comentário: