domingo, 26 de julho de 2009

Foi trabalhado o texto "DESENVOLVIMENTO E JOGO INFANTIL" com diferentes gêneros textuais: Poemas, jogral, jornal e esquema.
(PARÓDIA)
Versão:Assim sem você.
Adriana Calcanhoto
Criança assim com você...
Criança em movimento, tem o seu momento
de aprender com você
Vygotsky já fala, tem que adaptá-la
ao seu modo de viver
POR QUE É QUE TEM QUE SER ASSIM?
Se seus joguinhos não tem fim
eles querem a todo instante
com mil e um encantos
pra ficar fácil de aprender.
Criança sem bola
Vygotsky sem memória
é eles assim sem você
Menino sem carinho
Criança sem carinho
é eles assim sem você
Criança precisa de um lar
e de um colo pra ficar
em desenvolvimento
fase de crescimento
é o que a criança está...
Eles precisam se desenvolver
e a cultura tem que aprender
junto com as outras pra poder ficar
e o seu lugar no mundo conquistar...
POR QUE É QUE TEM QUE SER ASSIM...
(Eliana,Otaciana,Raquel,Edivaneide,Maciel, Francisca Alves,
Ana Claudia e Rosangela)
(POEMA)
Da teoria de Vygotsky
o desenvolvimento da criança iremos nos aprofundar
com a ajuda do autor do ponto central
agora vamos falar
----------------
Vygotsky entende que o desenvolvimento
é fruto de grande influência
e através da vida social e comnicação
ocorre a assimilação e experiência.
------------------
Através do ambiente
a criança se esforça para sua construção
e os adultos envolvidos
lhes dão sustentação
ensinar o que a criança já sabe é pouco desafiador
e descobrir o ambiente que vive é bem mais transformador.
--------------------
Da interação com o outro
a criança aprende a falar
através dessa troca
elas começam a raciocinar.
--------------------
Para ser assimiladas
as informações têm de fazer sentido
no meio social,
através do cognitivo.
--------------------
Neste mesmo pensamento
é que podemos compreender
que a zona proximal
possa vir a se desenvolver.
-------------------
Já na brincadeira
a criança usa sua imaginação
através do objeto real
pivô de um estado de transição
e é por isso que falamos
de significação/objeto, e significado/ação.
-----------------
Acabamos por aqui
essa nossa discussão
concluindo que Vygotsky deixou sua contribuição
que o desenvolvimento da criança
se dá sobretudo pela interação.
(Carminha/Socorro/Ingridy/Helena/Flauseneide)
-------------------
(ESQUEMA)
ALGUMAS IDÉIAS SOBRE
DESENVOLVIMENTO E JOGOS INFANTIS.
  • Funções psicológicas superiores;
  • Origens sócio culturais;
  • Processo de desenvolvimento;
  • Processo de solução de problemas;
  • A construção do real;
  • A zona do desenvolvimento proximal;
  • A importância do brincar.

Nenhum comentário: