Curso de Especialização em Psicopedagogia
Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOPEDAGOGIA
Professora: Geneluza Dias de Lira
OBJETO DA PSICOPEDAGOGIA.
- Sintomas das dificuldades de aprendizagem;
- Desinteresse;
- Lentidão.
OBJETIVO DA PSICOPEDAGOGIA.
- Remediar esses sintomas.
NOVA CONCEPÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA.
- O foco é o processo de aprendizagem;
- Redefinição no campo de estudo;
- O sujeito é visto como construtor de conhecimentos e de sua autonomia.
SUJEITO-SER COGNOSCENTE.
- Percebe;
- Discrimina;
- Organiza;
- Concebe;
- Conceitua;
- Enuncia.
O QUE PODEMOS OBSERVAR DE MODO GERAL EM ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
- Atividade motora: hiperatividade, dificuldade de coordenação;
- Atenção: baixo nível de concentração;
- Área de matemática: problemas na seriação, inversão de números, reiterados erros de cálculos;
- Área verbal: problema de codificação/ decodificação simbólica, irregulares na escrita, desgrafia;
- Emoções: desajustes emocionais, leves , baixa auto-estima;
- Memória: dificuldades de fixação;
- Percepção: reprodução inadequada das formas geométricas, confusão entre as figuras, inversão de letras;
- Sociabilidade: inibição participativa, pouca habilidade social, agressividade.
COMO PROCEDER COM A DISLEXIA:
- Não o chame simplesmente de preguiçoso ou desleixado;
- Evite fazer comparações com os outros membros da família ou com colegas de classe;
- Não exerça pressão sobre ele a ponto de amedrontar a perspectiva de não passar de ano ou de deixar você desapontado;
- Não exija que ele leia em voz alta perante seus colegas;
- Não espere que aprenda a soletrar uma palavra após escrevê-la repetidas vezes, com a finalidade de lembrá-la. Certamente não se lembrará;
- não fique surpreso de facilmente se cansar ou se desanimar;
- Boa caligrafia é muito difícil. Assim não se preocupe se a caligrafia for irregular ou feia;
- Não se surpreenda se o desempenho for incongruente se em algumas ocasiões se sair bem e em outra não;
- Incentive nas coisas que ele gosta e faz bem feito, sem dizer somente tente esforçar-se;
- Manifeste sua apreciação pelo esforço como por exemplo elogiando-o por tentar escrever uma história. Mesmo que ela contenha muitos erros, diga que a maioria das palavras estão certas;
- Estimule a olhar as palavras detalhadamente, poucas letras de cada vez;
- Fale francamente sobre dificuldades dele;
- Ajude a reconhecer que há muitas coisas que pode fazer bem feito;
- Motive a ir devagar, dando tempo ao tempo;
- Colocar o alun o numa carteira mais próxima do professor para que este possa acompanhar com atenção nas dificuldades;
- Eliminar possíveis focos de distração (materiais desnecessários, janelas, colegas desconcentrados, barulhos...);
- Procure o ensino especial (possivelmente no sistema individual, através de algúem que seja especialista em dislexia).
FONTE: Associação Brasileira de Psicopedagogia
TEXTOS PARA REFLEXÕES:Metamorfose Ambulante (Raul Seixas);
A lição da Borboleta;
Epitáfio (Titãs);
Cada pessoa é como um diamante que precisa ser lapidado;
Nunca deixe de sonhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário