quinta-feira, 10 de julho de 2008

Faculdades Integradas de Patos
Curso de Especialização em Psicopedagogia
Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOPEDAGOGIA
Professora: Geneluza Dias de Lira

OBJETO DA PSICOPEDAGOGIA.
  • Sintomas das dificuldades de aprendizagem;
  • Desinteresse;
  • Lentidão.

OBJETIVO DA PSICOPEDAGOGIA.

  • Remediar esses sintomas.

NOVA CONCEPÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA.

  • O foco é o processo de aprendizagem;
  • Redefinição no campo de estudo;
  • O sujeito é visto como construtor de conhecimentos e de sua autonomia.

SUJEITO-SER COGNOSCENTE.

  • Percebe;
  • Discrimina;
  • Organiza;
  • Concebe;
  • Conceitua;
  • Enuncia.

O QUE PODEMOS OBSERVAR DE MODO GERAL EM ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

  • Atividade motora: hiperatividade, dificuldade de coordenação;
  • Atenção: baixo nível de concentração;
  • Área de matemática: problemas na seriação, inversão de números, reiterados erros de cálculos;
  • Área verbal: problema de codificação/ decodificação simbólica, irregulares na escrita, desgrafia;
  • Emoções: desajustes emocionais, leves , baixa auto-estima;
  • Memória: dificuldades de fixação;
  • Percepção: reprodução inadequada das formas geométricas, confusão entre as figuras, inversão de letras;
  • Sociabilidade: inibição participativa, pouca habilidade social, agressividade.

COMO PROCEDER COM A DISLEXIA:

  1. Não o chame simplesmente de preguiçoso ou desleixado;
  2. Evite fazer comparações com os outros membros da família ou com colegas de classe;
  3. Não exerça pressão sobre ele a ponto de amedrontar a perspectiva de não passar de ano ou de deixar você desapontado;
  4. Não exija que ele leia em voz alta perante seus colegas;
  5. Não espere que aprenda a soletrar uma palavra após escrevê-la repetidas vezes, com a finalidade de lembrá-la. Certamente não se lembrará;
  6. não fique surpreso de facilmente se cansar ou se desanimar;
  7. Boa caligrafia é muito difícil. Assim não se preocupe se a caligrafia for irregular ou feia;
  8. Não se surpreenda se o desempenho for incongruente se em algumas ocasiões se sair bem e em outra não;
  9. Incentive nas coisas que ele gosta e faz bem feito, sem dizer somente tente esforçar-se;
  10. Manifeste sua apreciação pelo esforço como por exemplo elogiando-o por tentar escrever uma história. Mesmo que ela contenha muitos erros, diga que a maioria das palavras estão certas;
  11. Estimule a olhar as palavras detalhadamente, poucas letras de cada vez;
  12. Fale francamente sobre dificuldades dele;
  13. Ajude a reconhecer que há muitas coisas que pode fazer bem feito;
  14. Motive a ir devagar, dando tempo ao tempo;
  15. Colocar o alun o numa carteira mais próxima do professor para que este possa acompanhar com atenção nas dificuldades;
  16. Eliminar possíveis focos de distração (materiais desnecessários, janelas, colegas desconcentrados, barulhos...);
  17. Procure o ensino especial (possivelmente no sistema individual, através de algúem que seja especialista em dislexia).

FONTE: Associação Brasileira de Psicopedagogia

TEXTOS PARA REFLEXÕES:Metamorfose Ambulante (Raul Seixas);

A lição da Borboleta;

Epitáfio (Titãs);

Cada pessoa é como um diamante que precisa ser lapidado;

Nunca deixe de sonhar.

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