domingo, 24 de maio de 2009

UVA - UNIVERSIDADE DO VALE DO ACARAÚ
Sábado 23 de Maio de 2009,
trabalhando em Coronel João Pessoa,
ministrando a disciplina EDUCAÇÃO URBANA.
Pensar o urbano na perspectiva de uma reforma de base implica em reconhecer que o caminho para a cidade é marcado por rupturas múltiplas. Rupturas provocadas pelo esgotamento de possibilidades econômicas e das relações sociais prevalecentes nas regiões de origem; rupturas derivadas da rápida transformação nas estruturas produtivas.
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Assim também deve ser pensada a educação. O projeto de educação para um país como o nosso deve estar referenciado no progresso como dínamo, na cidade como fluxo e na vivência social como encontro, e não só como arena de competição e exclusão. Portanto é preciso superar o caráter meramente instrumental, supostamente utilitário e tecnicista que vem marcando políticas educacionais no Brasil. Políticas essas insistentemente fracassadas, diga-se sem dúvidas. Rejeita-se desde logo uma educação pobre para os pobres. Ao contrário, defende-se aqui uma educação libertadora e transformadora, comprometida com a formação de espíritos críticos e participativos, democrática e humanista em que Arte e Filosofia, diversidade e estranhamento, deixarão de ser estorvos para constituir fonte de riqueza e oportunidade criativa

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