domingo, 10 de abril de 2011

Trabalhei Avaliação Educacional na turma de Marcelino Vieira
Pergunta feita a Jussara:De acordo com sua experiência, poderia citar três dos principaismotivos responsáveis pela resistência dos professores em relação às mudanças nasformas de avaliação?
JUSSARA HOFFMAN: Um desses motivos é a questão da formação dos professores. Na verdade, os cursos de licenciatura não formam professores para o exercício cotidiano docente, que os obriga a lidar com muitos alunos e suas diferenças. Também, o professor nem sempre é bem preparado para o exercício do
magistério da sua disciplina. Mesmo conhecendo bem a sua matéria, não consegue
ensinar e nem acompanhar o processo de aprendizagem.
Outra reclamação freqüente dos professores é em relação ao acompanhamento
individual de muitos alunos. De fato, nós temos nas escolas, e isso é um problema
muito sério, cada vez um maior número de alunos, e muitos desatendidos
socialmente. E o professor acaba assumindo muitas funções. Hoje, não se pode dizer
que se é apenas um professor, mas sim um educador, num sentido muito mais amplo,
onde é preciso também lidar com as questões afetivas. Ao mesmo tempo, a questão
que se faz é que toda avaliação é individual - não existe uma avaliação de grupo.
Mesmo se avaliando coletivamente, os reflexos dessa prática irão recair sobre cada
um dos alunos. Essa é uma grande preocupação. As escolas que desenvolvem
experiências de avaliação mediadora significativas são as que diminuíram o número de
alunos em sala de aula e ofereceram um espaço de estudo para os professores. Não
acompanhei nenhuma escola que pudesse, de fato, evoluir nessa questão, sem que
abrisse aos professores momentos e espaços de estudo, salas de leitura, bibliotecas,
leituras compartilhadas, para estimular a reconstrução do conhecimento pedagógico a
partir da própria realidade escolar.Um dos grandes compromissos que vejo para este
milênio é a formação continuada dos professores nas escolas. A dinâmica da vida
social nos traz, diariamente, muitas questões para resolver com esses jovens que
ingressam na escola. Toda essa crise social que vive nosso país, exige que, a cada dia,
repensemos os nossos princípios e, principalmente, trabalhemos em conjunto. O
professor vai se sentir muito mais amparado se tiver um espaço para discutir com seu
colega e colocar na mesa todas as suas questões, para serem pensadas em conjunto.
Vários olhares avaliativos compõem essa multidimensionalidade da avaliação.

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