terça-feira, 23 de setembro de 2008


Reflexões sobre as dificuldades de aprendizagem no mundo contemporâneo.

As dificuldades de aprendizagem no mundo contemporâneo é uma preocupação constante nas nossas práticas pedagógicas, porque o aprender exige comprometimento, necessidade e prazer daquilo que vai satisfazer ou não a quem desejamos ensinar. O fracasso se torna inconcebível a nosso ver, mas devemos analisar o contexto onde estamos inseridos e avaliarmos as condições necessárias que estamos pondo em prática, as nossas ações desenvolvidas e o resultado que estamos tendo, classificando-os como satisfatórios ou não.
Não se trata de procurarmos culpados para os fracassos escolares, mas caracterizamos como necessário à presença da família, das atividades culturais, da afetividade, da sociedade que estamos inseridos, e vejamos por certo que estamos um pouco distanciados dessa realidade de sucessos escolares, pois a família tem se ausentado do seu papel de instrutora e reguladora de limites e valores, perdendo a sua identidade, a sociedade por sua vez se distancia protegendo ou atacando, incluindo ou excluindo e assim vamos chegando a verdadeiro caos onde não há culpados.
Segundo Anete Abramowicz, na sala de aula são construídos vários esquadrinhamentos que separam, dividem, compartimentalizam, particularizam, mas com o objetivo de selecionar e homogeneizar. No entanto ignoramos e levamos a frente na perspectiva de que a educação melhorará. O nosso olhar enquanto profissional e futuros psicopedagogos é de procurar fazer uma escola democrática que não só receba nossos alunos, mas que acolha as diferenças e mais do que isso reproduza saberes e ajude-os a se libertarem desse “confinamento” em que se transformou a escola.
Nessa perspectiva buscamos uma educação para a diversidade valorizando os indivíduos, e conscientizando de que o aprender acontece dentro de cada um de nós, não esquecendo que também é fruto da coletividade e da socialização, pois o homem por si só não consegue ir muito além, sem valorizar o meio e as condições em que vive, pois sabemos que a educação é a chave das transformações sociais.
Diante do diagnóstico de que o fracasso é uma negatividade, por déficits de inteligência, afeto, cultura, e outros fatores que o desencadeiam, vamos nos aproximando cada vez mais das possibilidades de uma transformação e de uma melhor aprendizagem para nossos alunos, buscando através da conscientização e da coletividade as soluções para resolvermos esse problema.

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