terça-feira, 23 de setembro de 2008

Reflexões sobre a ação psicopedagógica e a transformação da realidade escolar
A ação e atuação do psicopedagogo nas instituições de ensino, visa fortalecer o trabalho numa perspectiva de fomentar uma sintonia do que está se vivendo com a realidade que queremos nesse momento histórico atual, buscando adequar as realidades com as demandas da sociedade. Interagindo nas relações interpessoais; nas ações educativas, nas transformações sociais; orientando e interagindo com o corpo docente, no sentido de desenvolver uma prática educativa voltada para os interesses do educando, respeitando suas individualidades; reforçando a interação família e escola no sentido de crescimento e fortalecimento desse elo; ajudando no crescimento da autonomia dos professores e dos alunos. Na certeza de estarmos contribuindo para um espaço concreto de ensino- aprendizagem, onde todos os atores desse processo se sintam mobilizados na identificação do que é essencial e intensificar essa luta no sentido de que não haja ruptura da ação e sim uma continuidade crítica que impulsione a todos em direção ao saber, que é a busca constante desses indivíduos.
Considerando a escola como responsável por grande parcela da formação do ser humano, podemos dizer que a ação do psicopedagogo é uma ação preventiva, que tem a função de socializar os conhecimentos disponíveis, promover o desenvolvimento cognitivo e a construção de normas de conduta inseridas num mais amplo projeto social, procurando afastar, contrabalancear a necessidade de repressão. Assim, a escola, como mediadora no processo de socialização, vem a ser produto da sociedade em que o indivíduo vive e participa. Sendo assim o professor não só ensina, mas também aprende. Aprende conteúdos, aprende a ensinar, dialogar e liderar; aprende a ser cada vez mais um cidadão, consciente das questões que poderão ser tratadas de forma preventiva, antes que as mesmas se tornem problemas.
Nós sabemos que o aluno de hoje deseja uma escola que reflita a sua realidade e o prepare para enfrentar os desafios do mundo em que vive, não aceitando mais ser educado com padrões já obsoletos e ultrapassados. É preciso uma melhor compreensão do processo de aprendizagem, comprometida com a transformação da realidade escolar, possibilitando uma análise reflexiva, para superar os obstáculos que se interpõem ao pleno domínio das ferramentas necessárias à leitura do mundo e atuação coerente com a evolução e progresso da humanidade, colaborando, assim, para transformar a escola extemporânea, que não está conseguindo acompanhar o aluno que chega a ela, em escola contemporânea, capaz de lidar com os padrões que os alunos trazem e de se contrapor à cultura de massas predominante, dialogando com essa cultura.
Com isso sabemos que a atuação do psicopedagogo nas escolas é um comprometimento que exige responsabilidade, dedicação e preparação para enfrentar os desafios do processo de ensino-aprendizagem.

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